terça-feira, 28 de julho de 2015

Correr, de Drauzio Varella: leitura essencial para corredores e maratonistas

Minha paixão pela leitura começou muito antes da insanidade pela corrida, portanto qualquer livro que trate do assunto é devidamente “devorado” quando cai em minhas mãos. E que satisfação a minha ao ler a obra “Correr – o exercício, a cidade e o desafio da Maratona” do Dr. Drauzio Varella, figura ilustre não só pelos seus outros títulos literários mas pela presença constante em programas de TV e outras mídias. Antes de mais nada, você irá ler um texto redigido por nada menos que um médico, o que já dá credibilidade suficiente aos fatos apresentados, porém imagine um profissional desta área de saúde que iniciou na corrida aos 50 anos de idade e que no presente momento, com 72 anos, continua mais firme e forte que muitos de nós. Com certeza ele assim o é comparado a mim, enquanto tento com muito esforço (e pouco sucesso, diga-se) terminar uma maratona em menos de 5 horas, ele o faz com mais de 1 hora de vantagem.

Mas vamos falar um pouco do livro. Publicado pela editora Companhia da Letras, o exemplar em papel possui 206 páginas recheadas de experiências, conselhos, estórias, dados médicos e muita informação que corredores e maratonistas irão se deliciar, dada a confiabilidade de ter sido escrita por quem realmente entende do assunto. Para os paulistanos como este aqui, mais satisfação ainda, pois em seus treinos o bom doutor descreve muitos pontos da cidade por onde treina, o que nos motiva a explorar a metrópole através das passadas. O texto não é dividido de forma engessada, e sim mesclado com informações fisiológicas muito úteis para os corredores, dados históricos sobre a maratona e experiências das provas que o autor vivenciou no Brasil e no exterior.

Um capítulo especial para mim é o que descreve a Maratona do Rio de Janeiro de 2013, prova infernal onde o sol resolveu aparecer no mês de julho com força total na orla carioca, fritando tênis, boné, asfalto e tudo ao redor do corredor. Com certeza o doutor chegou bem à minha frente, mas a sua forma de descrever o que passamos é um registro muito bem feito daquele dia fora dos padrões. Quanto às maratonas no exterior, contém ótimos relatos da organização e da experiência de correr em alguns eventos que são altamente prestigiados.

Antes de concluir, uma observação: muita gente faz relatos bonitinhos em seus blogs e timelines no Facebook pois foram “presenteadas” com exemplares de livros. Não é o meu caso, passei na livraria e comprei a edição física, apesar de já ter disponível para leitores digitais. Em suma, o relato que produzi é espontâneo e tem por objetivo registrar a minha apreciação pela obra do Dr. Drauzio. E é claro, já incorporado à minha coleção de bons livros sobre esporte.

Pois bem, então oficialmente fica a indicação de uma boa leitura, e para aqueles que gostam de manter os livros na estante, uma obra de corridas que não pode faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...