segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Corrida Sargento Gonzaguinha: pra acabar!

Pode até ser uma frase copiada daquelas trilogias cinematográficas (que nunca vem em somente 3 filmes, é claro), mas toda jornada chega ao fim. O ano de 2012 foi uma total caixinha de surpresas no que se refere a corridas e afins, e eu vou deixar para fazer uma “retrospectiva” mais para o final do ano. Por enquanto, vai o relato da última corrida do ano, pelo menos para mim, uma vez que não pretendo participar de nenhuma prova até confirmarem que o mundo realmente não vai acabar no próximo dia 21.

A já tradicional Corrida Sargento Gonzaguinha em sua 46ª. edição aconteceu neste último domingo, como sempre saindo e chegando na Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo, Zona Norte da capital. Depois de passar o ano inteiro madrugando, atravessando a cidade para correr em locais distantes, dirigindo e tendo que arranjar e pagar estacionamento, é hora de sair de casa faltando apenas 1 hora para a largada, pegar o Metrô e correr na região aonde mora. E o melhor de tudo, com um clima totalmente favorável, em plena metade do mês de dezembro!

É simples: fez sol, todo mundo sofre, o percurso de 15 Km não tem quase nada de sombra, sem contar o primeiro posto de hidratação, todo ano no Km 4 para desespero dos corredores sedentos. A largada neste ano aconteceu às 07:45, sem chuva, mas com céu nublado e tempo ameno devido ao aguaceiro dos dias anteriores. Ruim para quem foi para a praia, ótimo para nós que vamos correr com tempo agradável.

A prova não mudou em nada o percurso dos últimos anos, percorrendo a Marginal Tietê em seus dois sentidos e deixando o povo que vai de carro para a região da R. 25 de Março “p da vida”
com os corredores, uma vez que as saídas da via local são bloqueadas. Um bom trecho na frente do pavilhão do Anhembi, local que meus tênis de corrida conhecem bem, afinal não tem lugar melhor na Zona Norte do que o entorno do Campo de Marte para treinar. Para completar, passamos perto de uma concentração de torcedores de um certo time que estava jogando no momento.

Por ser uma prova da Polícia Militar, muito policiamento ao longo do percurso, extremamente importante para impor respeito no trânsito, pois muito motorista ainda é pego de surpresa pelo evento todos os anos. A organização é da Yescom, e alguns pontos, como todo ano, precisam ser melhorados: kit “pobre”, tanto pré quanto pós-prova, hidratação inicial muito longe da largada, água sem gelo, falta de banheiros químicos em um percurso longo e dispersão ao final (ah, aquela fila danada de todo ano!).

Não te contaram?

É sempre divertido ver o pessoal novato na prova nos últimos metros antes da chegada, pisando literalmente “em ovos” para não detonar o tênis naquela terra preta da pista de atletismo. Já sabendo disso, fui com um exemplar mais velho, que acaba de se aposentar com a marca de 998 Km rodados, portanto mais do que surrado para enfrentar o lamaçal. Quem foi com o “pisante” novinho, dançou...

Já esperando um desempenho não muito diferente dos últimos, tracei uma meta mais realista: tentar fechar com menos de 01:40:00, o que daria um ritmo próximo dos meus tradicionais 06:30 nos 10 Km. O tempo colaborou, e apesar da sinalização estar muito boa com placas altas, perdi a do Km 14 e desci a bota para tentar chegar perto do planejamento. Isto até lembrou um pouco a Maratona do Rio,
quando eu quase arremessei o relógio na Praia do Flamengo para não ver o tempo. Deu certo, passei a chegada com 01:39:42 e para fechar o ano de corridas no melhor estilo urso Ted (aquele do deputado)... Flash Jump logo depois do tapete!

10% da minha vida está neste blog...

Nesta semana o blog completa 4 anos. Nasceu de uma ideia de compartilhar com os corredores as experiências de corrida e obviamente ninguém lia no começo. Não dava para imaginar que em 4 anos tantas coisas aconteceriam através destas páginas na Internet. São mais de 300 posts, quase 200 seguidores (muitos eu tive a satisfação de conhecer pessoalmente!), muitos cutucões em organizadores de provas, brindes de patrocinadores, e inúmeras coisas relatadas aqui.

“Blog” é um apelido para “Web log” ou “diário na Internet”. Como ter “diário” é coisa de menina ou do Capitão Kirk, eu não escrevo apenas para registrar, gosto de compartilhar os momentos das corridas com os leitores. Resumindo, você que lê as bobagens que eu escrevo é o motivo de toda semana ter alguma novidade aqui. “Muito obrigado” é pouco para dizer, vou pensar em alguma coisa mais apropriada, mas a mensagem está dada.

E acabou!

Pelo menos no que se refere a provas, 2012 acabou. Neste final de semana tem o Treino de Natal organizado pelo Antonio Colucci, se eu não for para correr, vou lá pedalando, só para estar na companhia dos corredores. Provas, só em 2013.

Só que tenho mais alguns posts importantes para publicar neste ano, então não vá embora.

Claro, se o mundo não acabar...

16 comentários:

  1. Parabéns por mais uma prova e pelo resultado alcançado. Quanto ao blog parabéns por todo trabalho e saiba que tem ajudado bastante varios corredores, motivando todos a buscarem também conquistar diversos resultados no mundo das corridas.

    www.temposminimos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafael! Fico feliz em saber que outras pessoas estão motivadas com os relatos, nada melhor do que criar bons "vícios".

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  2. Grande Rinaldo, parabéns por mais uma corrida. Ontem também estive lá e gostei muito da prova. Por acaso me enquadrei na categoria dos novato, só nãu fui com um tenis mais novo pq imaginei que teria muitas poças devido as chuvas. Mas naquele barrão no final eu realmente parecia pisar em ovos...
    Parabéns também pelos 4 anos do bolg. Estou me aventurando nessa area também. Se vc puder dar uma olhadinha e puder dar sua crítica agradecerei muito Abraços!

    minhamedalha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nado,

      Vou lá conferir seu relato da prova e seguir seu blog (pra variar, estou naquelas semanas de falta de tempo, mas dou um jeito).

      Parabéns pela sua participação na Gonzaguinha, nas próximas a gente se vê!

      Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns pela participação e resultado na Gonzaguinha, pela temporada 2012 de corridas e pelo aniversário do blog, Rinaldo. Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Namiuti,

      Obrigado pela leitura, pelo incentivo e pelos comentários, você é uma das pessoas que eu mencionei ter tido a satisfação de conhecer através do blog.

      Grande abraço, bons treinos... e quando é que sai o seu próximo livro?

      Excluir
  4. Grande Rinaldo, parabéns pela corrida, e mais uma conquista... sempre acompanho seus relatos aqui no blog, muito bom... ainda tivemos a oportunidade de se conhecer pessoalmente na Corrida do Jardim botânico em SP, gente boa demais...
    Grande abraço
    Rafael
    marroneocorredor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafael, mais um ilustre corredor que tive a oportunidade de conhecer nas provas!

      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  5. Virei fã do seu blog! Parabéns pelas conquistas este ano, e certamente, continuarei lendo seus posts! Este fim de ano ganhei um estiramento de panturrilha do papai noel, e como não posso correr, me divirto lendo.
    Abraço e obrigada!
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone!

      Espero que se recupere logo e que em 2013 não faltem provas no seu calendário!

      Excluir
  6. Parabéns por mais um circuito, amigo.

    ResponderExcluir
  7. Rinaldo, desejamos muita saúde e muitos kms em 2013, seja correndo de bike ou a pé :)

    Grande abraço!
    Drica e Sergio
    http://correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Rinaldo, parabéns pelos desafios e metas alcançadas em 2012. Espero que 2013 seja mais um ano cheio de realizações. Gostei muito do seu blog e ele já está no meu selecionado, que tento ler assiduamente. Um grande abraço!

    Paulo
    www.correcoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...