domingo, 25 de abril de 2010

Conselhos para a semana da Maratona

Você seguiria os conselhos de uma pessoa que completou somente uma maratona? Provavelmente não, mas digamos que é uma pessoa que concluiu 100% das maratonas em que se inscreveu. Ah, melhorou!

Falta só uma semana para a Maratona de São Paulo e eu estou revisando o que devo ou não fazer até lá, uma vez que o que deveria ter sido feito não foi. Estou me referindo à rodar pelo menos uns 60 Kms por semana, coisa que eu com certeza não fiz nos últimos meses. Eu levo uma vida de escritório, então nem sempre é possível arranjar tempo para correr em algum lugar mais motivador que a esteira da academia, que rende uns 6 Kms por sessão no máximo.

Li em uma destas revistas de corrida que compro aos montes o comentário de um treinador, algo do tipo: “se o corredor não consegue se dedicar a pelo menos 80 Kms por semana, deveria repensar sua participação na maratona...”. Sr. Treinador, seja você quem for: eu não vou repensar coisa alguma, vou lá como fui no ano passado e pretendo terminar! Não espero grandes marcas (tipo, uns 3 segundos abaixo das 5 horas e 18 minutos do ano passado já está bom), nem o pódio, nem o posto de atendimento médico.

Vamos então aos conselhos, que valem para todos, mesmo não sendo eu tão expert assim:

- Descanse, agora não dá para fazer muita coisa. O melhor é dar tempo para o organismo recuperar as forças.

- Claro que você não vai seguir o primeiro conselho, então procure não forçar a barra. Isto quer dizer, literalmente, que exercícios de força fazem pouca diferença neste momento. Se for “polimento” com pouca carga, ótimo, mas não vá querer arrancar a academia do lugar com a máquina de leg press, é uma péssima hora para aumentar os pesos. Você também corre o risco de derrubar uma anilha de 20 Kg no seu pé, como eu fiz no ano passado (não deu em nada, ufa!).

- Por mais que seja legal correr ao ar livre, chega de impacto nas juntas e articulações. Eu até vou fazer um pouco de esteira, no estilo “tiazona”, que liga a TV e fica zapeando os canais.

- Vou parar tudo lá pela quinta-feira: esteira, bike, musculação ou qualquer atividade induzida. Ah, tá bom, se der tempo, uns abdominais não fazem mal, certo?

- De novo: descanse quando chegar perto.

Enfim, agora é enfrentar e fazer o melhor. Caramba, mas não fazemos isto em todas as corridas? Pois é, basta repetir a receita!

Boa semana!

P.S.: se você for uma pessoa religiosa, talvez rezar nesta hora não seja uma ideia tão ruim (e é livre de lesões!)

5 comentários:

  1. Muito boa a sua estratégia. Agora não é mais hora de apressar ou acelerar ou compensar mais nada. Importante, acredito, é mentalizar a prova como um desafio agradável,uma oportunidade de se divertir e fazer o que sabe e o que gosta. Vamulá!

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos conselhos. Boa prova pra você!

    ResponderExcluir
  3. Cara, você se equivocou, lógico que eu seguiria os conselhos de quem correu apenas uma, pois estes conselhos são os principais, vocÊ passou por uma e sabe o que rola e o que espera de quem está para estreiar na distância.

    Valeu pelos toques.
    Abs , Richard
    runningbrazil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Para quem está fazendo a primeira Maratona, é muito engraçado ver a simplicidade com que vc trata o assunto... Na verdade já fiz mais de 50 provas, inclusive 4 meias e duas de 25km e estou desesperado para a primeira Maratona... É... Eu treinei pacas, me esforcei bastante, fiz tudo o que o técnico mandou, inclusive polimento. Só que hoje, faltando apenas 4 dias para a tão sonhada prova, acordei com um torcicolo dos diabos... Bom.. A primeira coisa a fazer é não se desesperar.. A segunda é se desesperar.. Risos... Agora é ter paciência e tentar reparar essa coisa chamada torcicolo.. Risos... Acontece cada uma!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite... Entrei no seu blog e gostei tanto do seu esquema, que coloquei um link do seu blog no meu blog (espero que não haja problemas). Achei seu blog muito interessante e, aparentemtente "tudo há ver" com o meu... Abracao.... Manequinho Correia - http://blogdomanequinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...