sábado, 4 de julho de 2009

Alongar ou não?

Já faz alguns meses que revistas, sites e blogs apresentam matérias sobre alongar ou não alongar, antes e depois de correr. Como eu não sou médico, profissional de Educação Física ou dono da verdade, nem vou tentar opinar sobre o assunto, apenas comentar o que eu observei (em mim mesmo) e chegar à uma humilde conclusão, que não necessariamente será adotada como sabedoria máxima a ser seguida.

Nas aulas de Educação Física em escolas, academias, eventos coletivos e até mesmo nas corridas de rua a estória é a mesma: alongamento coletivo. Certo ou errado, esta é a questão que vêm sendo discutida ultimamente nas matérias citadas, que apenas trata de uma cultura já adotada para a prática esportiva. Quanto à alongar ao final, quase não há discussão, contanto que não sejam excedidos os limites do organismo (leia-se: alongar até causar dor). A questão continua sendo alongar antes da atividade.

Até aí, pode-se observar que a eficiência é sempre melhor após um leve aquecimento, pois alongar músculo frio é, de fato, um pouco arriscado. Mesmo assim, há os que defendem que nem este tipo de alongamento é indicado. Vamos então à minha experiência: de tanto ler sobre o assunto, resolvi "abolir" o alongamento antes, apenas aquecendo um pouco antes de entrar no ritmo. O resultado que observei é sempre a dor muscular tardia, leve e tratável, sem maiores consequências. Voltei a alongar rapidamente os principais grupos musculares após aquecido e as dores pós-treino desapareceram.

Minha conclusão: com certeza todos estes profissionais que estão opinando sobre o assunto estão buscando o melhor aconselhamento para a atividade física. A corrida, porém, mais do que qualquer outro esporte, leva em consideração a individualidade de cada pessoa. Sendo assim, mesmo que algum dia cheguem a um consenso sobre o assunto, acredito que o melhor é fazer é aquilo que nos faz sentir bem e que não traz efeitos negativos para o organismo.

Enfim, “Não concordo com uma palavra do que dizes mas defendo teu direito de dizê-las até a morte.” (Voltaire)

6 comentários:

  1. Bem... vou tentar deixar aquilo que aprendi. O alongar vai de atleta e treinador. Cada um sabe como o organismo vai se adaptar. No meu caso, antes de um treino ou corrida, faço sempre um aquecimento de 20 minutos em corrida lenta, só depois passo a uma corrida mais rápida. Depois de um treino, não faço nada. Caso que vá fazer treinos de series ( tiros), faço o aquecimento em corrida depois 10 minutos de ginástica ( alongamentos). Após concluir uma prova, faço 25 minutos de arrefecimentos ( corrida lenda).

    ResponderExcluir
  2. Comecei a correr no começo do ano, e desde então nunca fiz alongamento, nem antes e nem depois dos treinos. Sendo que, após o meu corpo ter se acustumado com a rotina de treinos e intensidade, não sinto nenhuma dor após os treinos ou provas.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Rinaldo, dois pesos e duas medidas, antigamente as revistas especializadas em corridas diziam que nós atletas deveriamos passar em todos os postos e beber água se hidratando bem, com isso numa determinada maratona eu inexperiente bebi água demais e quando faltava uns 5kms para terminar a Maratona eu quase apaguei (desmaiei) com muita água bebida o sódio do meu organismo foi embora e só não apaguei pq fui prudente, parei na mesma hora sentei e peguei um pacotinho de sal que levo comigo, após alguns minutos eu me senti melhor levantei e caminhei e depois de alguns metros eu terminei a maratona trotando, daí as revistas disseram que eram só para beber água quando tivesse cedo esse foi um exemplo dado, como vc disse aqui muitos profissionais e revistas antigamente diziam que tinha que alongar depois de alguns tempos a própria revista contra relógio disse que não precisava alongar ou seja se vc tiver sede beba com moderação se vc antes de correr no começo alongava então alongue eu faço isso o meu corpo já acostumou a corrida hj em dia virou moda e quando os profissionais sempre estão inovando, por isso eu disse lá em cima 2 pesos e duas medidas então cuidado o que andam dizendo por aí...
    Bom espero ter contribuído com o assunto aqui, desejo ao amigo um bom final de semana e bons treinos.

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nosso amigo Jorge como sempre complementa com sua experiência e concordo com o que diz: vamos buscar o conhecimento, não só na imprensa especializada, mas em nossas próprias experiências também.

    Aliás, este assunto de hidratação é ótimo, material para mais um post...

    Valeu Jorge!

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente nunca fui adepto a pratica de alongamentos. Porém, sempre depois de uma prova ou treino duro eu faço cerca de uns cinco minutinhos de alongamentos, mas nada muito intenso.


    ---> tutta <---
    ubiratã-pr.
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, a favor ou contra o texto, será sempre respeitada, desde que você também respeite a educação e os bons costumes. Infelizmente (sei que não é o seu caso) eu tenho que deixar a moderação ativa, pois sabe como é, tem gente que não sabe se comportar...